Que Lagoa é uma cidade com os olhos postos no desporto não há dúvidas. O Município acaba de revelar que investiu, durante o ano de 2022, três milhões quatrocentos e cinquenta e seis mil euros na área do desporto, entre contratos programa celebrados com as coletividades e associações, despesas com os técnicos do Município, transporte, programas e projetos dos Serviços Desportivos, eventos realizados no concelho, bem como o constante investimento nas instalações desportivas municipais, seja a construir novas ou a manter e melhorar aquelas que já existem.
Da verba total investida na área do desporto, os contratos programa com as coletividades absorveram mais de 600 000 00 mil euros investidos no apoio direto às coletividades. O investimento feito em novas instalações desportivas foi superior a 1 milhão de euros e a manutenção das instalações já existentes foi cerca de 200 mil euros. A despesa com técnicos, dos serviços desportivos municipais, foi mais de 250 000 00 mil euros. Para Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa “investir no desporto é investir na educação das nossas crianças e jovens. Nos nossos adultos de amanhã. Não conheço melhor forma de prepará-los para os desafios da vida adulta senão através dos valores e desafios que o desporto nos transmite”.
Durante o ano de 2022 o Município de Lagoa organizou mais de 93 eventos desportivos, teve mais de 1700 atletas federados, inscritos nas mais diversas modalidades praticadas no concelho, teve mais de 1100 atletas não federados a praticar desporto no concelho, teve o seu programa Viva+ e as atividades aquáticas com lotação máxima. A área do desporto vai continuar a ser uma das grandes apostas do município que quer ver Lagoa como uma “Cidade Ativa, Terra de Campeões”, que promove, diariamente, hábitos de vida saudável.