O Município de Lagoa apresentou no passado dia 16 de janeiro, no âmbito das comemorações dos 250 anos da criação do concelho, o novo Portal Municipal desenvolvido com o objetivo de criar um canal direto de comunicação entre o município e os seus munícipes podendo facilitar o acesso destes a diversos serviços que implicariam uma deslocação aos serviços municipais e a informações diárias.
Esta é mais uma aposta do município na área da modernização administrativa e transformação digital. Uma plataforma moderna, intuitiva e funcional, com uma imagem própria que pretende afirmar a identidade e as potencialidades do território.
A Câmara Municipal de Lagoa pretende que este seja, a partir de agora, o ponto central da sua comunicação e se assuma como uma ferramenta de informação que permite ao utilizador acompanhar toda a atividade diária autárquica, articulada com as demais plataformas já utilizadas pela autarquia no seu dia-a-dia, como sejam as redes sociais, Facebook e Instagram.
Por outro lado, tem ainda como objetivo dar informações sobre o município, o território, costumes e saberes de Lagoa. Este novo portal também possui uma agenda de eventos que será atualizada ao minuto e onde poderá acompanhar toda a programação municipal.
O novo portal tem várias novas funcionalidades, tais como permitir o agendamento e marcação de atendimentos com todos os serviços do município, 24h por dia 365 dias por ano, a possibilidade de atendimento/interação com o munícipe através de chat, com um operador disponível do balcão único, o agendamento de reuniões presenciais e online, sem necessidade de qualquer outro software externo, consultar o calendário das reuniões da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, bem como a documentação relativa a cada uma delas, a possibilidade de inscrição no “período “Antes da Ordem do Dia”, reservado para a intervenção dos cidadãos, entre outros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, “o novo portal do município é uma ferramenta fundamental no mundo moderno, onde queremos estar, cada vez mais, próximos do cidadão e onde pretendemos que haja uma maior participação da nossa população. O novo portal tem uma série de novas funcionalidades que permite ao cidadão, esteja onde estiver, participar e tratar de assuntos sem ter que se deslocar aos serviços do município”.