A criação de um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura, uma faixa de rodagem de dois sentidos com uma largura de 6,5 metros, substituição e reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar vão ser as obras a realizar na frente de mar da Meia Praia, em Lagos, num total de 1300 metros a intervencionar. A decisão de adjudicação da empreitada de execução da Via V10 foi ratificada em reunião de câmara. O objectivo é, para além de embelezar a zona, criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária.
Projetada no âmbito do Plano de Urbanização da Meia Praia, esta obra irá custar ao erário municipal um montante de quase dois milhões de euros (1 991 638,00€ acrescidos de IVA), com um prazo de execução de 300 dias. O custo da intervenção é praticamente suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê, tratando-se de um plano que é sustentável, ao permitir um ganho económico aos privados que, em parte, reverte para a criação ou melhoria das infraestruturas que essa ocupação do território exige.
De acordo com o Município de Lagos “são cerca de 1300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões”.