De 2 a 5 de outubro, Sagres volta a receber o maior evento de natureza do país, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza que este ano apresenta uma vertente online. Em nota de imprensa a autarquia de Vila do Bispo refere que “as inscrições para o evento abrem dia 28 de julho, às 9h e o programa será igualmente divulgado no mesmo dia. Para além das habituais saídas de campo, passeios e ateliers, haverá um rol de atividades online que permitirá que pessoas de todo o mundo participem em atividades como palestras e workshops, entre outras.
Tendo em conta a pandemia da COVID19, as atividades e espaços do Festival serão adaptados para garantir a segurança de todos os participantes, seguindo as orientações da DGS.
Este ano a cabeça-de-cartaz do Festival é a alvéola-amarela, uma das pequenas aves que visita a zona de Sagres em maior número no final do verão e início do outono. Esta ave graciosa faz jus ao seu nome: o peito e ventre amarelo-vivos e o dorso amarelado saltam à vista quando passa em voo, pousa nas vedações ou anda no solo, abanando a cauda comprida para cima e para baixo. Estas aves migradoras são das primeiras a chegar ao nosso país, podendo ser vistas no sul de Portugal logo a partir de fevereiro. Ao longo da primavera e verão a maior parte das alvéolas-amarelas que se veem por cá têm a sobrancelha e garganta brancas: pertencem à subespécie ibérica, que nidifica no nosso país. No início do outono, juntam-se-lhe várias outras subespécies que estão de passagem, vindas do norte e centro da Europa. A maior parte deixa o território português em finais de outubro, para ir passar o inverno a África.
Tal como as alvéolas-amarelas, milhares de outras aves sobrevoam o Algarve em outubro, a caminho dos seus territórios de invernada em África. Desde águias a cegonhas, alcatrazes e pardelas, o 11º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza será mais uma celebração destes visitantes alados, do espetáculo incrível que é a migração de aves, e de todo o encanto da Natureza”.