Gastronomia com nomes interessantes

Espera-Marido …
à Transmontana. A confeitaria portuguesa é muito rica e os doces conventuais são mesmo um objeto de culto. O Espera-Marido é um doce simples que se faz com açúcar, ovos e canela em pó.

Mamadinhas da Pousadinha de Tentúgal
Mamadinha é uma das maiores delícias surgidas nos conventos. (os travesseiros também são uma delícia!)

Caralhotas ou Cacetes.
Uma refeição portuguesa tem sempre pão à mesa. As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar um português com o cacete na mão.(eles colocam dois ou três cacetes na tua mesa e tu pagas pelos que comeres

Sopa de grelos
Sopa de Grelos ou Sopa Seca que se Agarra às Costas. Por alguma razão, a sopa de grelos é a preferida dos marmanjos. Já os que não se importam de ter algo agarrado às costas preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão.

Pica no Chão
Arroz de Pica no Chão. É uma especialidade da região do Entre-Douro e Minho,no extremo-norte do país. É feito à base de frango e toucinho, levando os devidos condimentos. É um prato delicioso, mas um tanto pesado e por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de um “rala-e-rola” depois do almoço. Com Pica no Chão a coisa fica mais difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.